segunda-feira, 6 de abril de 2009

Que Desenvolvimento para a Ilha do Maio - II?


Nos meus artigos tenho questionado sempre a forma como a Ilha do Maio vinha sendo enquadrada dentro de estratégia do desenvolvimento nacional. Muitos justificavam esse aparente "esquecimento" por parte dos sucessivos governos não como uma forma de "penalizar" a ilha - até porque não há motivo para isso! - mas sim por nunca ter havido tanto interesse como o que já está a ter agora, principalmente em relação ao turismo. Antes os olhos estavam concentrados na Ilha do Sal onde pelos vistos está a rebentar pelas costuras com infraestruturas hoteleiras e de restauração. Seguidamente virou-se para a Ilha da Boa Vista que por incrível que apareça corre também sério riscos de cair nos meus erros de que a sua vizinha Ilha do Sal. Por último, só agora os ventos de bonança começaram a soprar para a nossa ilha e espero que não terminem num furacão. Traduzindo isso por outras palavras quero simplesmente relembrar aqueles que têm incumbência de elaborar o tal malfadado plano de desenvolvimento local de que quaisquer que sejam projectos turísticos que venham a ser elaborado que tenham sempre em conta a sustentabilidade ambiental, pois pior que execução de um plano de desenvolvimento mal feito são as consequências nefastas que isso porteriormente acarreta com todas as consequências que todos sabemos.

Nem quero imaginar ter na nossa ilha grandes resorts espalhados por tudo quanto é praia. Não venha alguém dizer que sou contra tais infraestruturas! Basta pensar nos benefícios que trazem, como por exemplo a geração de empregos e melhorias de condições de vida da população, etc. para os receber de bom grado. Todavia, qualquer construção de grande envergadura na orla marítima e de forma "selvagem" teria consequências por exemplo para as tartarugas marinhas porque estaríamos a invadir o seu habitat natural e é o único que elas têm. O homem quando não consegue construir uma casa junto ao mar, pode fazê-lo no sopé das montanhas ou até nas encostas destas, ao contrário desses animais que não têm alternativa por onde escolher. Sendo o Maio uma ilha de desova das tartarugas marinhas por excelência, seria de importância extrema continuarmos a preservar aquilo que a natureza sempre nos proporcionou talvez desde sempre. [...]

1 comentário:

  1. Bem visto pela tua parte. Afinal Maio geograficamente é a ilha mais próxima da cidade capital, todavia em termos políticos a ilha é a mais distante da Praia, sá ganha para a Santa Luzia... ainda bem!( pensam alguns...)
    Ricardino Rocha

    ResponderEliminar